O atendimento Psicológico online é um serviço realizado por meios tecnológicos de comunicação à distância, e viabiliza que pessoas que não conseguiriam se deslocar até o consultório possam receber atendimento especializado, garantindo a ética e a flexibilidade.
Os atendimentos são realizados através de programas de vídeo-chat e tem duração de 50 minutos.
O atendimento de crianças e adolescentes ocorrerá com o consentimento expresso de ao menos um dos responsáveis legais e mediante avaliação de viabilidade técnica por parte do psicólogo para a realização desse tipo de serviço.
Não é permitido o atendimento online de pessoas ou grupos em casos de situação de violação de direitos ou de violência, assim como em situações de emergência e desastres. Nestes casos, o atendimento deve ser realizado exclusivamente de forma presencial.
Quem geralmente utiliza este formato de atendimento?
Atendimento Psicológico Online
Pessoas que gastariam muito tempo de deslocamento até o consultório de Psicologia
Que estão em uma região com pouco acesso psicológico ou que residem fora do país
Que preferem realizar o atendimento em local seguro de sua preferência com maior conforto e com acesso a internet
Segundo o Código de Ética do Psicólogo vigente no Brasil, as informações trocadas noa tendimento online são de responsabilidade do psicólogo, que deve manter o sigilo em relação ao seu conteúdo.
Como as trocas de informações feitas através da internet não são consideradas totalmente seguras é importante ressaltar que alguns cuidados devem ser tomados pelo paciente no que se refere aos equipamentos tecnológicos como: não usar computadores públicos, apagar o histórico de conversas após a utilização e utilizar um programa antivírus.
Este serviço respeita o Código de Ética do Psicólogo vigente no Brasil. É regulamentado pelo Conselho Federal de Psicologia e fiscalizado pelos Conselhos Regionais.
Conselho Federal de Psicologia