.png)
Olá, eu sou Aline Belo — Psicóloga Clínica e Psicoterapeuta Cognitivo-Comportamental.
Minha trajetória com o cuidado emocional começou antes mesmo do consultório, em grandes empresas como Natura, Santander, NET (Claro), Hospital Santa Catarina e Beneficência Portuguesa (BP). Durante 11 anos, atuei diretamente na criação e revisão de Programas de Bem-Estar e Saúde Mental voltados ao cuidado com a saúde corporativa e à construção de uma relação mais saudável com o trabalho.
No Santander, o programa que eu tocava recebeu o Prêmio da ABQV — Associação Brasileira de Qualidade de Vida.
E na BP, tive o privilégio de criar e liderar um programa de bem-estar que se tornou finalista no prêmio Hospital Innovation Show (HIS), sendo reconhecido por sua abordagem inovadora e humana em instituições de saúde.
Mas, mesmo trabalhando com bem-estar e saúde mental, percebi o quanto é sutil o caminho que nos afasta disso… Em meio à muita dedicação, ao desejo de que tudo dê certo e ao volume intenso de trabalho, fui deixando o descanso, o lazer e a vida pessoal um pouco de lado — até me ver no meio de um burnout. Ali, a chave virou. Vi na pele o quanto era importante perceber como eu estava conduzindo a minha vida e dar um novo rumo para ela, com mais sentido, propósito e alinhamento com meus valores pessoais… Uma vida com mais c(alma) e presença.
Em 2017, senti que era hora de mudar essa trajetória e expandir esse cuidado, tendo um contato mais próximo com cada pessoa. Fui para o consultório — e nunca mais saí. Atendi presencialmente até 2020, quando a pandemia chegou. Mantive o consultório até dezembro daquele ano e decidi mudar da capital para o interior, onde sigo até hoje com meus atendimentos online.
Meu objetivo é ajudar pessoas que desejam viver com mais leveza, menos autocobrança, mais sentido e autonomia emocional.
Também sou mentora de psicólogos que desejam viver da clínica e encontrar segurança e estrutura em sua atuação profissional. Além disso, dou palestras e consultoria para empresas que desejam cuidar da saúde emocional de suas equipes. Entendo que essas são formas diferentes de ajudar ainda mais pessoas a construírem vidas mais significativas.
Hoje sigo estudando, me atualizando e me aprofundando. Estou cursando um MBA em Burnout pelo CBI of Miami e em formação em Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) pela Universidade de Medicina da USP — porque acredito que só conseguimos cuidar bem do outro quando seguimos também em constante cuidado e aprendizado.
No meu trabalho, busco sempre construir um processo terapêutico único e personalizado, que ajude cada pessoa a se apropriar de suas capacidades, enfrentar seus medos e preocupações, fortalecer sua autoestima e encontrar caminhos para viver uma vida mais leve — com mais c(alma) e sentido.
Se você entende que é o momento de cuidar de si para ter uma vida com mais c(alma), estou pronta para te acompanhar nessa jornada.





