Tristeza e Felicidade ou Depressão e Euforia?
O Transtorno Bipolar já faz parte da vida de quase 10 milhões de Brasileiros e ainda leva muito tempo para ser diagnosticado.
Hoje, dia 23/08/2018, o Programa Bem-Estar da Rede Globo, falou sobre o Transtorno Bipolar que é caracterizado por períodos de Depressão e de Euforia (mania) e que já faz parte da vida de quase 10 milhões de brasileiros.
Na Euforia a pessoa costuma falar mais do que o comum, ficar mais agitada, irritada e briguenta. Não consegue se controlar.
Já na Depressão a pessoa costuma sentir menos energia e disposição, mais cansaço, pensamento lento, angústia, alterações no sono e no apetite.
Entre os prejuízos causados na vida de quem tem o Transtorno Bipolar estão: a dificuldade no aprendizado, problemas de memória, alterações na velocidade do pensamento e envelhecimento precoce do sistema imune.
Um grande problema está na dificuldade do diagnóstico.
A tristeza e a felicidade fazem parte da vida de todas as pessoas, mas no Transtorno Bipolar há a perda de controle destes sentimentos, ou seja, a tristeza impossibilita a pessoa de ter uma vida normal, as coisas passam a não ter mais sentido para ela. Já na euforia, as pessoas costumam ter comportamentos mais impulsivos com consequências negativas (por exemplo gastar além do que poderia).
Existem dois tipos de Transtorno Bipolar:
- No Tipo 1 há alternância das fases de euforia (mania) e depressão;
- No Tipo 2 a pessoa fica deprimida, tem uma aceleração, mas não chega a perder o controle e volta ao estágio da depressão.
Os tratamentos para o Transtorno Bipolar incluem o acompanhamento médico para avaliação da medicação necessária para estabilizar o humor, o autoconhecimento através da psicoterapia para ajuda-la na parte comportamental, cuidados com o sono e alimentação (redução do uso de alimentos e bebidas estimulantes) entre outras possibilidades, incluindo a meditação.
Se reconheceu com algum destes sintomas? Procure um Psiquiatra para ajuda-lo nesta avaliação.
Comments